Deep Purple - Burn



G
ênero: Hard Rock,Heavy Metal
Ano:1974
Pais: Inglaterra
Comentario:Quando o segundo vocalista e o segundo baixista deixaram a banda, respectivamente Ian Gillan E Roger Glover, no início de 1973, muitas pessoas acharam que seria o fim do Purple. Mas os três membros remanescentes, o batera Ian Paice, o tecladista Jon Lord, e o guitarrista Richie Blackmore, procuraram os substitutos e, em junho do mesmo ano, foram anunciados os nomes.

O vocalista seria um jovem chamado David Coverdale, e o baixista viria de uma banda chamada Trapeze, onde além de baixista era também o vocalista. O cara chamava-se Glenn Hughes.

Com o time todo pronto, foram para Montreaux, na Suíça, e usando o The Roling Stones Móbile Unit Gravaram, durante novembro o seu 8º álbum de estúdio. O disco foi produzido pelo Deep Purple e teve como engenheiro ninguém menos que Martins Birch. Seus assistentes foram: Tipani, George, e Paul. A sonoridade do álbum é impressionante, as músicas idem. Eram uma banda nova, diferente, com dois vocalistas excelentes, que dividiam os vocais, e somavam ao peso do instrumental

“Burn” foi lançado na Alemanha em janeiro de 74. Em fevereiro chegou às lojas do Reino Unido, e em Junho nos E.U.A. É considerado a “volta por cima”, um dos melhores álbuns do Purple.

A faixa título, que abre o álbum, é uma música raivosa, onde a banda mostra toda a vitalidade e energia dos anos 70. “Lay Down, Stay Down” é outra paulada, “You Fool no one” é uma música pra baterista nenhum botar defeito, a dinâmica das Ghost Notes e o Crash atacado e abafado com a mão como se fosse um chimbal aberto, dão um pequeno exemplo de quem é Ian Paice.

“Mistreated” mostra a potência da voz de David Coverdale (que mais tarde fundaria o Whitesnake). É uma música densa, com muito feeling. A obra fecha com a instrumental “A 200”. As outras musicas são “Might Just Take your Life”, “Sail Away”, e “What’s Goin’ on here”.

O Deep Purple, é uma das melhores bandas inglesas de todos os tempos, e “Burn” é sem dúvida uma referência na carreira não só do Purple, mas também do Whitesnake, pois foi o 1º trabalho do então desconhecido David Coverdale.

Coverdale e Glenn Hughes cantam juntos todas as musicas, exceto “Mistreated”, onde Coverdale canta sozinho.

Tracklist
01. Burn

02. Might Just Take Your Life
03. Lay Down, Stay Down
04. Sail Away
05. You Fool No One
06. What's Goin' on Here
07. Mistreated
08. “A” 200
FORMAÇÃO:
Ritchie Blackmore (Guitarra)
David Coverdale (Vocal)
Glenn Hughes (Baixo)
Jon Lord (Teclados)
Ian Paice (Bateria)


Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário